Blog sobre cinema e o universo cinematográfico, principalmente o cinema europeu, asiático e independente, optando por abordar os filmes que não fazem parte do circuito conhecido como comercial.



quinta-feira, 6 de maio de 2010

Into the West (Into the West) - 2010


Mini-série em 6 episódios, retrata a colonização e fundação do oeste norte americano, uma superprodução envolvendo ninguém menos do que Steven Spielberg, que parece estar se especializando em mini-séries.

A série é um trama que acompanha basicamente os personagens de uma família, os "Wheeler's", e o massacre aos povos nativos, ou seja, os índios norte americanos como os Lakota e Chayenne.

Vale a pena ver por dois motivos, é bem feita, e conta com um pouco mais de realismo como se deu a questão da colonização, as dificuldades no processo, as mortes e os conflitos, os preconceitos e a matança indiscriminada aos povos nativos, similar ao que se passou no Brasil. Recomendo.


Sinopse
Essa superprodução Steven Spielberg, dividida em seis episódios, conta a marcha ao velho oeste norte-americano e a guerra entre índios e brancos, mas sob a ótica menos explorada pelas telas: a indígena.

A história conta como o jovem Jacob Wheeler, um branco do estado da Virgínia que vai ao oeste em busca de aventura, se une à índia lakota, batizada de Coração-de-Trovão. Jacob salva a índia de ser vendida como escrava e acaba se envolvendo. Esse romance é o ponto de partida para as histórias das duas famílias e de seus descendentes.

E o amor de Jacob e Coração-de-Trovão vira pano de fundo para a retratação de fatos históricos que aconteceram no período em que a ação no oeste era intensa. A corrida do ouro na Califórnia, a Guerra Civil, o desenvolvimento das ferrovias e a sobrevivência dos índios através da criação de manadas de búfalos são temas presentes na superprodução.

A luta entre brancos e índios e as conseqüências dos confrontos na visão dos chamados “selvagens” são temperadas com uma história de amor onde os opostos se atraem



Nenhum comentário: